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Fundamentos em Gestão de Projectos Voltado Para o Sector Agrário de Angola

18/Set

Objectivo do curso

Cada vez trabalhamos mais por objectivos. A forma como os atingimos constitui uma métrica importante relativamente ao nosso sucesso. Através da introdução de conceitos fundamentais, conseguimos fomentar e desenvolver as competências necessárias para que os formandos consigam gerir um projecto de forma objectiva e eficiente.

O domínio da técnica conjugada com as soft skills, nomeadamente em termos de comunicação, liderança, entre outras, vai permitir ao gestor uma alavancagem da sua equipa de forma a maximizar o valor do projeto na sua organização. Neste curso, os formandos terão assim acesso a conhecimento que lhes permite passar da teoria à prática e atingir os objetivos organização na execução do projeto.

A Assertiva em parceria com a APROFAGRA apresentam pela primeira vez o curso de Gestão de Projectos à medida do sector Agrário com vários casos de Estudos.

Duração

  • 14 horas no formato
  • De 05 a 16/08 – Hibrido
  • De segunda e quinta-feira Presencial nas Instalações da APROFAGRO e Online (Via Google Meet / Zoom)

Horário

  • 19h00 às 21h30

Tópicos

Introdução
      • Entender o que é um projecto
      • Distinguir projectos de operações
      • Contexto de iniciar um projecto
      • Relacionamento da gestão de projectos, programas, portfolio e operações
      • O que é gestão de projectos organizacionais GPO
      • Ciclo de vida de projectos vs ciclo de vida de desenvolvimento
      • Entendimento sobre Activos de Processo Organizacionais e
      • Factores Ambientais das Empresa
      • Tipos de Estruturas Organizacionais
      • Diferença entre Expeditor do Projecto
      • Coordenador do Projecto
      • Escritório de Gestão de Projectos “PMO” e seus tipos
      • Competências de um Gestor de Projectos
      • Entendimento escopo do produto e do projecto
      • Processo de gestão do escopo/âmbito
      • Plano de gestão do escopo
      • Plano de gestão dos requisitos
      • Técnicas de recolha de dados
      • Estrutura Analítica do Projecto e Dicionário da Estrutura Analítica do Projecto
      • Especificação do escopo do projecto
      • Linha de Base do escopo
      • Tomada de decisões em grupo
      • Representação de Dados – Diagrama de afinidade e Mapas mentais
Gestão de Cronograma
      • Processo de gestão do escopo/âmbito
      • Plano de gestão do cronograma
      • Plano de gestão dos requisitos
      • Linha de base do cronograma
      • Compressão de cronograma (Compressão e Paralelismo)
      • Lista das actividades
      • Diagrama de Rede
      • Dependências de actividades
      • Método do Diagrama de Precedência
      • Caminho Critico
      • Folga total; Folga Livre e Folga do Projecto
      • Modelo de Cronograma
      • Planeamento em Ondas Sucessivas
Gestão de Custos
      • Processo de gestão dos custos
      • Plano de Gestão dos Custos
      • Custo do ciclo de vida
      • Análise de valor
      • Linha de base dos custos
      • Comparação dos processos “estimar em cronograma e na gestão dos custos”
      • Tipos de custos
      • Faixas de estimativas.
Gestão da Qualidade
    • Processo de gestão da Qualidade
    • Plano de Gestão da Qualidade
    • Conceitos de Qualidade
    • Grau vs Qualidade
    • Benefício não solicitado (Gold plating);
    • Análise de custo benefício
    • Custo de Prevenção, Avaliação, Falha (interno / externo);
    • Custo de Conformidade e da Não Conformidade
    • Diagramas:
      • Afinidade
      • Causa e Efeito
      • Histograma
      • Fluxograma
  • Gestão de Riscos
      • Processo de gestão dos riscos
    Definição de gestão de riscos
      • Ameaças
      • Oportunidades
  • Estratégia de resposta aos riscos
  • Factores de riscos
  • Registo de riscos
  • Árvore de decisão
  • Tipos de riscos
  • Matriz de probabilidade e impacto
  • Categoria de riscos
  • Análise SWOT
  • Riscos residuais
  • Planos de contingência e alternativos
  • Gestão de Recursos
    • Processo de gestão dos recursos
    • Plano de gestão dos recursos
    • Desenvolvimento da equipa
    • Matriz de responsabilidade e Matriz de RACI
    • Estrutura Analítica de Recurso
    • Termo de nomeação de recurso
    • Pré-designarão
    • Teoria das motivações
  • Gestão de Aquisições
    • Contratação Centralizada e Descentralizadas
    • Principais tipos de contractos
    • Processo de condução das Aquisições
    • Processo de Crontrolo das Aquisições
    • Gestão das Partes Interessadas
    • Conceitos básicos
    • Diferença entre eficácia e eficiência
    • Identificação da Partes Interessadas
    • Registo das Partes Interessadas
    • Matriz de poder/interesses, matriz de poder/influência ou matriz de impacto/influência
    • Planeamento, gestão e monitoramento do Engajamento das Partes Interessadas
  • Gestão das Comunicações
    • Conceito de comunicações na óptica da gestão de projectos
    • Projectos de gestão das comunicações em projectos
    • Modelo de comunicação
      • Comunicação Interactiva
      • Comunicação passiva (push)
      • Comunicação Pull
    • Barreiras da comunicação
  • Gestão da Integração
    • Grupo de Processos da gestão de projectos
    • Desenvolvimento do Termo de Abertura do Projectos (TAP)
    • Estrutura de um TAP
    • Plano de Gestão de Projectos
    • Documentos de projecto
    • Processo de preparação do plano do projecto
    • Gestão e orientação do Trabalho do Projecto
    • Conhecimento explicito vs Tácito
    • Papel das lições aprendidas nos projectos
    • Controlo Integrado de Mudança
    • Acções correctivas
    • Acções preventiva
    • Reparo de defeitos
    • Processo de Encerramento do projecto
  • Destinatários
    • Estudante universitário, Licenciados, Gestores de empresas, profissionais de diversas áreas de negócio organizacionais (contabilista, jurista, médico, ambientalista, militar, gestor de empresas, engenheiro, empreendedor, PMO, gestores de projectos, aspirantes a certificação PMP, etc)
    • Todas as pessoas que tenham interesse em iniciar ou desenvolver as suas competências em gestão de projectos
  • Número mínimo de inscritos
    • 10 formandos
    • As turmas são limitadas ao número máximo de 20 formandos

 

  • No final do curso os formandos serão capazes de:
    – Identificar as diferentes fases de um projecto
    – Aplicar técnicas e ferramentas de trabalho para as diferentes actividades
    – Entender o enquadramento estratégico do projecto na organização
    – Conhecer princípios essenciais em liderança
    – Identificar e gerir riscos
    – Configurar a estrutura geral de um projecto e correspondente plano
    – Estruturar o planeamento de acordo com as métricas definidas; estratégia, processos, ferramentas e competências, com exemplos de aplicação, bem como se gere o processo de transformação e como esta é influenciada pela cultura organizacional e pelo papel das lideranças.
  • Notas:
    O curso foi desenhado para ser realizado por pessoas com ou sem experiência
    em gestão de projectos e engloba vários exemplos práticos à dimensão da
    realidade dos formandos.

Preço do curso

160.000,00 Kz

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